Mommy Makeover

Ser Mãe é um dos momentos mais especiais na vida de uma mulher. Mas depois de enfrentar uma gestação e uma amamentação, em vários casos é comum perceberem o ganho de peso. E nesse caso, recuperar o corpo na forma antiga não depende somente de dieta e exercícios físicos.

                                     cirurgia-plastica-pos-gravidez-2

Visando melhorar a forma física do pós-parto surgiu um termo chamado Mommy Makeover, que consiste em um conjunto de cirurgias plásticas. Essas cirurgias podem ser realizadas ao mesmo tempo, com a finalidade de recuperar a boa forma.

“Somente com uma avaliação clínica podemos afirmar o tempo necessário de intervalo entre o parto e a intervenção cirúrgica. Devido às alterações hormonais, essa transformação só deve ser feita alguns meses após o bebê parar de mamar”, explica o Dr. Alexandre Shwetz, médico cirurgião certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Essas combinações de procedimentos vão além dos objetivos estéticos. Com a mudança da forma corporal, acaba abalando também sua auto-estima.

Mamoplastia: Após o período de amamentação, as queixas mais comuns são a flacidez e a alteração do tamanho dos seios. Para recuperar a forma ou aumentá-los, existem alguns procedimentos que são indicados de acordo com a necessidade da paciente.

Objetivos: corrigir o excesso de pele ou implantar uma prótese de silicone para recuperar o volume.

Abdominoplastia: Mesmo conservando seu peso ideal, muitas mulheres reclamam da flacidez na região do abdômen após a gravidez, principalmente aquelas que foram mãe mais de uma vez.

Objetivo: retirar o excesso de tecido e reparar o músculo reto abdominal. Nesse método também pode ser retirado à cicatriz de cesárea e algumas estrias. Muitas vezes o cirurgião associa essa técnica a uma lipoaspiração, o que possibilita atingir não somente a região da barriga, mas também costas e flancos, remodelando o corpo.

Independentemente de qualquer cirurgia pós-parto, é necessário que o médico e a paciente conversem sobre a possibilidade de outra gestação.

Essas cirurgias não são um método emagrecedor, ressalta Dr. Alexandre. “O ideal é que haja uma dieta balanceada e o uso de hidratantes durante a gravidez. Esses cuidados, somados à genética, ajudam-nas a não ganharem muito peso e previnem surgimento de marcas na pele”, aconselha.